top of page

Biografia

Célia Cris Silva nasceu em Santos (SP), em 1966. Formou-se em Magistério, deu aula para crianças e alfabetizava seus alunos contando histórias. Depois formou-se em Letras, fez pós-graduação em Leitura de Múltiplas Linguagens e mestrado em Estudos Literários.

Desde pequena é apaixonada por livros. Fez dessa paixão profissão: foi revisora e depois editora de livros por mais de 25 anos.

Tornou-se escritora de literatura infantil, contos, microcontos e também é autora de livros didáticos e paradidáticos. Já ganhou até um prêmio Jabuti!

Seu grande sonho era fazer com que todos pudessem ler o que escrevia, mas ao viajar pelo Brasil percebeu que muitas pessoas não conseguiam ler – por uma série de motivos – então criou um projeto multimídia em que, além de escrever, também narra seus contos, o palavrAnimada (e o filhote dele, o palavrinhAnimada). Com recursos simples, une imagem, som e um tipo de animação bem tosco, pra dar “alma” às palavras. O projeto está disponível na internet, num canal do youtube e no facebook para quem quiser ver, ouvir e ler.

De 2013 a 2016, Célia trabalhou com mediação de leitura (fazendo rodas de leitura com adultos, idosos, dependentes químicos, pacientes psiquiátricos e pessoas em situação de rua). Em várias dessas rodas de leitura, ela levava sua cadelinha Mel, principalmente em asilos e centros-dia para idosos. Foi uma experiência incrível, que ela leva no coração!

Desde 2014, Célia trabalha como voluntária numa ONG, num projeto de leitura com crianças em situação de risco. As crianças leem para cães e gatos. Por conta desse trabalho, ingressou numa outra ONG, que prepara cães para auxiliar pessoas com necessidades especiais e crianças com distúrbios e transtornos.

Percebendo que era necessário estar melhor preparada para ajudar essas crianças a aprenderem a ler, Célia fez outra especialização, em Psicopedagogia.

Continua fazendo atividades de leitura assistidas por cães, para incentivar as pessoas a ler e chamar a atenção para os lindos projetos de leitura que transformam vidas (a começar pela dela).

Célia tem dez livros de literatura infantil publicados, um de "contos para a maturidade"  e um monte de originais aguardando na gaveta. Mas ela sabe que tudo tem seu tempo e aprendeu a esperar...

bottom of page